Home / Seguro viagem mundo / Seguro viagem internacional extravio bagagem – Dicas para não sofrer se isso acontecer!

Seguro viagem internacional extravio bagagem – Dicas para não sofrer se isso acontecer!

Se você está indo para o exterior, entenda que uma das maneiras de resguardar e evitar danos em situações de extravio de bagagem é a contratação do seguro viagem internacional extravio de bagagem, em que caso ocorra, você não irá ter dor de cabeça.

No entanto, o tipo de cobertura sempre pode variar conforme a seguradora, em que de uma maneira geral, ela sempre proporciona o pagamento de indenização em situações de extravio, roubo, furto simples ou então a destruição da bagagem em uma viagem ao exterior.

Dessa forma, pode-se dizer que situações inesperadas podem acontecer em qualquer local, mas com o seguro viagem internacional extravio de bagagem você irá ficar em segurança contra muitas ocorrências, além de ter direito a indenização, reembolso ou prestação de serviços.

Dicas sobre o seguro viagem internacional extravio bagagem

Para quem está indo ao exterior, um serviço extremamente importante é o seguro viagem internacional extravio de bagagem, o qual garante indenização em casos de perda da mala, roubo, furto, dano ou então quando a bagagem venha a ser destruída. Confira dicas abaixo sobre este seguro viagem!

  • Através deste serviço, a seguradora oferece toda a ajuda precisa para que a sua mala possa ser localizada, em que para isso, é necessário que você comunique a seguradora sobre o ocorrido, logo após perceber o incidente, além de registra-lo também para a companhia aérea.
  • A seguradora também entrará em contato com a operadora do voo para monitorar todo o processo de busca, em que tal rastreamento ajuda muito aos viajantes, que certamente estão em um momento de estresse por terem perdido a bagagem em um país distante.
  • Em casos de confirmação de extravio, ou seja, quando realmente perdem a bagagem, o passageiro pode solicitar a cobertura contratada, sendo que para fazer o pedido formal junto à seguradora, é necessário apresentar um documento oficial da companhia aérea declarando que a mala foi realmente extraviada.
  • Se quando você desembarcar e descobrir que a bagagem foi extraviada ou sofreu algum tipo de dano e violação, então uma das primeiras atitudes é sempre comunicar de forma imediata a companhia aérea, em que o ideal é fazer o comunicado logo após desembarcar, mas pelas regras, você pode fazer até 15 dias depois da viagem.
  • Para todo o processo é preciso que você apresente um comprovante de que a mala foi despachada, aquele que se encontra colado no cartão de embarque, além ainda de preencher um formulário conhecido como Registro de Irregularidade da Bagagem ou PIR – Property Irregularity Report.
  • A companhia aérea normalmente possui até 21 dias quando o registro for de voos internacionais, para localizar e fazer a devolução da bagagem, sendo que se após esse prazo a bagagem não for encontrada, ela é considerada oficialmente extraviada.
  • Independente da contratação de um seguro viagem, caso a sua bagagem tenha sido extraviada e a empresa não conseguir localizá-la de imediato, você possui total direito de pedir uma indenização financeira a companhia aérea.  

Essa indenização seria para comprar itens de primeira necessidade, com valores que podem variar de acordo com o tipo de voo.

  • Caso a companhia aérea não tome providência do dinheiro na hora, e você acabe gastando do seu bolso, é preciso que você sempre guarde todos os seus recibos, em que se a bagagem demorar mais que 72 horas para ser localizada e entregue, o valor dessa compensação tem que ser maior.
  • É importante lembrar que em casos de furtos, além do registro na companhia área, deve ser feito um boletim de ocorrência na delegacia, onde os aeroportos possuem postos de atendimento.

Portanto, pode-se dizer que é interessante contar com o seguro viagem internacional extravio de bagagem, sendo que prevenir é sempre uma ótima ideia quando se faça em confiar os seus pertences ao transporte feito por terceiros, como as companhias aéreas, onde não se pode ter certeza se a sua bagagem irá ou não ser extraviada.

Sobre lucas

Veja Também

Seguro Viagem Ásia

O Seguro Viagem Ásia não é exigido para entrar no continente. Porém, um lugar com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *